Vencer a candidíase com 8 dicas importantes

mulher triste pensando

Vencer a candidíase é uma luta que acomete muitos homens e mulheres nos dias de hoje, uma vez que essa doença é resultante de diversos fatores, como higiene íntima irregular, alimentação não saudável, relações sexuais sem preservação e também sistema imunológico afetado. Então, conhecer algumas dicas e cuidados podem ajudar a evitar esse tipo de infecção.

Essa condição é provocada por fungos (Cândida albicans, geralmente) e apresenta características como: coceira na região genital, sensação de ardência, incômodo durante a relação sexual e um corrimento branco peculiar e espesso, nas mulheres, a vulva e a vagina ficam com aparência avermelhada e inchadas.

Ao notar os sintomas, o homem ou mulher deve recorrer ao profissional da saúde que irá fazer uma avaliação e indicar o melhor tratamento para o caso. Ainda, vale lembrar que a candidíase não é uma DST (doença sexualmente transmissível), mas que pode ser transmitida no ato sexual.

Sendo assim, se você deseja compreender mais sobre o assunto e contar com dicas para vencer a candidíase e ter uma boa saúde na sua região íntima, continue acompanhando esse artigo e confira como é importante os cuidados diários para evitar e tratar a doença.

O passo a passo para vencer a candidíase

mulher com as mão na vagina

A monolíase, como também é conhecida essa doença, se manifesta, em grande parte, quando o sistema imunológico está enfraquecido ou também quando ocorrem alterações no pH da região íntima. Normalmente, para vencer a candidíase o tratamento, de acordo com a orientação médica, é feito a base de pomadas ou medicamentos antifúngicos

Contudo, existem outras formas e cuidados que são indicados para curar e previnir que a doença se propague e aconteça novamente. Confira a seguir quais são essas dicas:

·         Se lavar só 1 vez por dia: não é necessário tomar diversos banhos todos os dias e fazer a limpeza da região íntima com várias lavagens, pois isso pode alterar o pH da região e provocar o surgimento da candidíase.

·         Limpeza: nas mulheres, o uso do papel higiênico deve ser feito de frente para trás, a fim de se evitar a contaminação pelas fezes. Outro cuidado importante é o uso apenas de sabão neutro e evitar o uso dos absorventes internos.

Os vestuários de material sintético

mulher com dor

·         Usar roupa folgada: os vestuários de material sintético e muito apertados são altamente prejudiciais para a circulação e transpiração do corpo, o que deixa a região íntima úmida e quente, ideal para os fungos. Por isso, dê preferência para roupas de algodão e que sejam leves.

·         Não ficar com a roupa molhada: na praia e piscina é comum ficar com o biquíni ou sunga molhados por algum tempo, contudo, procure secar o quanto antes a região íntima e fazer a troca de roupa, uma vez que a umidade contribui para a proliferação dos fungos.

·         Usar sempre camisinha: nas relações sexuais o uso do preservativo, além de ser essencial para evitar a transmissão de doenças mais sérias, também contribui para que a candidíase presente em um dos parceiros não seja passado ao outro.

Os alimentos com alto teor de açúcar

·         Evite comer açúcar e carboidratos: os alimentos com alto teor de açúcar, como os doces, por exemplo, aumentam os níveis de glicose no sangue e contribuem para o desenvolvimento dos fungos. Por isso, dê preferência para legumes, verduras, carne branca e frutas que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

  • Ingestão de vitamina C: excelente para o tratamento da candidíase, pois é capaz de favorecer o metabolismo, regular os níveis de açúcar no sangue, estimular o sistema imunológico para que ele se fortaleça e também aumenta os níveis de ácido no estômago, fatores esses que previnem e combatem a infecção causada pela candidíase. As vitaminas A, E e B5 também são recomendadas.
  • Reduzir o estresse: o descontrole emocional pode afetar e muito o sistema imunológico, por isso, é importante estar atento ao seu nível de estresse. Quando se tira um tempo para descansar, relaxar e cuidar das emoções, o sistema se torna imune a várias doenças, inclusive, a candidíase.

Por isso, se você quer ter um estilo de vida saudável e não passar por uma infecção desse tipo, fique atento as dicas para vencer a candidíase, principalmente, com os cuidados diários que ajudam a prevenir essa doença e também garantir que a sua saúde esteja sempre 100%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *