Remédios caseiros para candidíase

pomada no dedo

Remédios caseiros para candidíase. A candidíase é uma infecção que acomete muitos homens e mulheres nos dias de hoje, uma vez que essa doença é resultante de diversos fatores, como higiene íntima feita sem cuidados, alimentação inadequada, relações sexuais sem camisinha e também sistema imunológico desequilibrado. Assim, conhecer alguns remédios caseiros pode ajudar no tratamento da doença.

Essa infecção é provocada por fungos (Cândida albicans) e apresenta sintomas como: coceira na região íntima, sensação de ardência, dor, incômodo durante a relação sexual e um corrimento branco espesso. Nas mulheres, por exemplo, a vulva e a vagina ficam com aparência avermelhada e inchadas.

Ao notar esses sintomas, o paciente deve recorrer ao profissional médico que irá fazer uma avaliação e indicar o melhor tratamento para o quadro, de acordo com as possíveis causas. Ainda, vale lembrar que a candidíase não é uma DST (doença sexualmente transmissível), mas que pode ser transmitida no ato sexual.

Sendo assim, se você deseja compreender mais sobre o assunto e saber quais remédios caseiros que ajudam no tratamento da candidíase para ter uma boa saúde na região genital, continue acompanhando esse artigo e confira como preparar essas receitas.

Os tipos de remédios caseiros para cada caso de candidíase

comprimidos coloridos

Normalmente, quando a pessoa está com um quadro de candidíase e recorre ao médico, o tratamento é feito através de pomadas e medicamentos, como o Fluconazol e Itraconazol. Contudo, existem remédios caseiros que são muito eficientes no tratamento dessa doença

A candidíase, como já foi mencionado, se manifesta por diversos motivos e situações, confira a seguir alguns exemplos que podem servir de alerta para prevenir a doença:

  • Uso de antibióticos;
  • Pessoas com diabetes, devido ao índice de açúcar no sangue;
  • Períodos menstruais, em que é necessário estar atento com a troca dos absorventes e correta higienização;
  • Uso de anticoncepcionais;
  • Pessoas com HIV ou outro tipo de doença que pode comprometer a resistência do sistema imunológico;
  • Mulheres que estão grávidas;
  • Alimentação desequilibrada e rica em carboidratos;
  • Uso de roupas muito apertadas e de material sintético;
  • Lavagem da região íntima várias vezes ao dia;
  • Relações sexuais sem o uso de preservativo.

Principais causas que podem favorecer

mulher com a barriga vermelha

Esses são apenas alguns exemplos das principais causas que podem favorecer o aparecimento da candidíase. Se, por acaso, a doença se manifestar existem procedimentos que podem ser feitos em casa para controlar a situação.

Um exemplo muito eficaz, barato e sem efeitos colaterais para tratar a candidíase é o iogurte natural, que ajuda a eliminar os fungos dessa região, diminuindo a acidez e retomada do equilíbrio da flora genital.

Para os homens, o chá de uva-ursina é uma excelente opção para curar a candidíase. Para isso, é necessário 1 xícara de água quente e 2 colheres de chá da uva ursina. O preparo é feito em água quente, com repouso das folhas por 5 minutos, em seguida, com a ingestão do chá 3 vezes ao dia.

Já para quem contraiu a candidíase oral, uma das alternativas caseiras é o chá de poejo, que é feita com uma colher de sopa das flores ou folhas na água fervente. Também é possível utilizar essa solução para passar na boca com algodão quatro vezes ao dia, evitando com que os fungos se proliferem.

O iogurte que tenha lactobacilos vivos também é uma opção natural para o tratamento oral, uma vez que esses micro-organismos são capazes de restabelecer a flora bucal. Para isso, lave a boca com água morna e sal fazendo um bochecho e cuspindo na sequência.

Remédios caseiros que são eficientes

rx do corpo humano

Agora, confira a seguir outros exemplos de remédios caseiros que são eficientes para quem está com candidíase oral:

  • Aplicação de casca de romã: adicione duas cascas de romã em 250 ml de água fervente, em seguida, aplique com algodão nas feridas e deixe agir por 10 minutos, lavando em água corrente no final.
  • Aplicação de bicabornato de sódio: coloque uma colher do composto em 250 ml de água fervente e passe na boca com um cotonete ou algodão para curar as feridas.
  • Suco de abacaxi: uma alternativa agradável para ajudar no tratamento da infecção na boca e deve ser tomado de hora em hora.

Essas são algumas dicas de remédios caseiros que podem contribuir e muito no tratamento da candidíase. Mas lembre-se de que o acompanhamento médico é essencial para que as causas sejam identificadas e que o evento não se repita novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *