Como curar candidíase masculina

homem pensando

Como curar candidíase masculina. Apesar de ser uma infecção genital que pode ser transmitida através das relações sexuais e, normalmente está associada as mulheres, a candidíase masculina também é comum de ser contraída e pode trazer muito desconforto para região peniana.

Essa condição é provocada por fungos (Cândida albicans, geralmente) e apresenta características como: coceira na região genital, sensação de ardência, incômodo durante a relação sexual e um corrimento branco sob o pênis.

A candidíase no homem ou na mulher não pode ser considerada como uma DST, apesar de poder ser transmitida durante uma relação sexual sem proteção. Além disso, a transmissão dessa infecção também pode acontecer através do contato com secreções de pessoas que já estão contaminadas.

Dessa forma, se você deseja saber melhor sobre esse assunto e como curar a candidíase masculina, continue acompanhando esse artigo e confira todas as informações sobre essa infecção e como é importante se prevenir para não ter complicações.

As precauções no tratamento da candidíase masculina

homem com as mãos no penis

A monolíase, como também pode ser conhecida, é um tipo de infecção ocasionado por fungos, que atinge homens e mulheres, nas regiões íntimas. O tratamento da candidíase masculina pode ser feito através de remédios prescritos pelo médico, como o Itraconazol ou Cetoconazol.

Além dos comprimidos e pomadas, alguns cuidados no dia a dia podem contribuir para o tratamento da infecção, como, por exemplo, a higiene da região íntima, mantendo-a sempre seca, evitar relações sexuais durante o tratamento e ter uma alimentação saudável, com pouca quantidade de carboidratos.

Os sintomas em homens e mulheres são diferentes, portanto, confira a seguir quais as características principais em cada sexo:

homem com as costas vermelhas

  • Em mulheres: coceira vaginal, corrimento esbranquiçado e com aparência leitosa, ardência, desconforto para urinar e dor nas relações sexuais.
  • Em homens: aparecimentos de manchas vermelhas na região do pênis, edema e lesões pequenos no formato de pontos, coceira e em situações mais agravantes pode causar distúrbios dermatológicos, gastrointestinais e também respiratórios.

Durante o tratamento do homem com candidíase é importante estar atento a outras recomendações que ajudam o processo de cura ser mais rápido e eficiente, que são:

  • Evitar relações sexuais em condições de crise ou tratamento;
  • Não comer alimentos ricos em gorduras e açúcares;
  • Consumir bastante vitamina C para fortalecer o sistema imunológico;
  • Ingerir muita água;
  • Ter uma alimentação baseada em verduras e hortaliças;
  • Não consumir bebidas alcoólicas e uso de cigarro;
  • Quando se relacionar sexualmente usar preservativo;
  • Não usar roupas justas e de material sintético.

Atenta para esses cuidados

Quando a pessoa está atenta para esses cuidados a contração desse tipo de doença se torna mínima. Além disso, é extremamente importante seguir todas as orientações que seu médico recomenda, para que, assim, você tenha uma vida sexual saudável.

Os sinais de melhora da candidíase masculina são caracterizados pela diminuição da dor quando feito o contato íntimo, redução da vermelhidão e do inchaço e o desaparecimento do corrimento esbranquiçado no pênis. Quando esses sintomas são intensificados ao invés de sumir, que dizer que o quadro de candidíase piorou e é preciso tomar outras providências.

O aconselhável é recorrer a um médico quando os sintomas aparecerem, para que o homem receba um tratamento adequado. Mas se tratando de uma doença comum, existem alguns métodos caseiros que podem ajudar na cura dessa infecção.

Uma das primeiras dicas é diminuir o consumo de açúcares e gorduras, uma vez que esse são os alimentos essenciais para o fungo da doença. Outros tipos de alimentos também devem ser evitados, como a levedura de cerveja, cogumelos, café e produtos lácteos.

Alimentos ideais para serem consumidos

O ideal é se alimentar de probióticos, alho, legumes e diversos vegetais frescos.Também existem algumas receitas caseiras que podem surtir um efeito positivo na cura, como, por exemplo.

·         Óleo essencial de orégano: impede a propagação do fungo devido à substância carvacrol nele presente.

·         Óleo da árvore do chá:  trata infecções de todos os tipos no corpo, por meio da lavagem na área afetada com 1 copo de água, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e algumas gotas de óleo.

Pomada de calêndula, extrato de semente de evua e gel aloe e vera: contribuem para o tratameto e amenização dos sintomas.

Contudo, vale a pena consultar um médico para tratar a candidíase masculina e evitar que a doença se agrave e comprometa a saúde e vida sexual do homem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *